Onda da Nazaré coloca Garrett McNamara no Guiness

O norte-americano Garrett McNamara surfou uma onda de 27 metros e bateu o recorde mundial. Este Havaiano, de 44 anos, afirmou que depois de ter surfado a onda ficou com a sensação de que era “muito grande“, mas admitiu que só depois de ter sido instado por muitas pessoas, nomeadamente habitantes da Nazaré, decidiu pedir a confirmação oficial.

McNamara, começou a surfar aos 11 anos e tornou-se profissional aos 17, bateu um recorde que pertencia a Mike Parson, que em 2008 surfou uma onda de 23,47 metros. A 01 de novembro de 2011, durante o projeto ZON North Canyon Show, Garrett McNamara fez história e esta imagem correu mundo.

McNamara disse ser um privilegiado por participar neste festival. “Sinto-me abençoado por poder explorar esse fenómeno e este lugar. As ondas aqui são muito misteriosas”, em entrevista ao Diário de Leiria.

O «Canhão da Nazaré» é um desfiladeiro submarino de origem tectónica situado ao largo da costa da Nazaré. A falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade, canalizando a ondulação do Oceano Atlântico para a Praia do Norte, gera ondas gigantes  e proporciona condições únicas para os adeptos do surf mais radical.

Em 05 de maio último, foi atribuída pelos Billabong Big Wave Awards, uma espécie de óscares do surf, o prémio de Maior Onda Surfada do Ano à Praia do Norte, na Nazaré. A distinção remete-se à onda surfada por Garret McNamara em novembro do ano passado, registada em video pela equipa do surfista americano e na altura estimada em cerca de 30 metros, o equivalente a um prédio de dez andares.