Cidade do Barreiro

A fundação da Freguesia do Barreiro remonta a 1487, aquando da criação da Paróquia de Santa Cruz. Em 1521, D. Manuel I outorga-lhe a carta de Foral da Vila Nova do Barreiro, foi elevada à categoria de cidade em 28 de Junho de 1984. O BARREIRO está situado no Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, localizado na margem sul da Área Metropolitana de Lisboa, à beira do rio Tejo.

Brasão de Armas

cidade do Barreiro é a sede de um pequeno município com  oito  freguesias. Freguesias de Barreiro e Lavradio, Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Freguesia de Santo António da Charneca, Freguesias de Palhais e Coina.

                 Informação Geográfica do IPG             Concelho do Barreiro

O concelho do Barreiro, outrora povoação vocacionada para as actividades da pesca, salicultura e moagem, atingiu um grande desenvolvimento com a instalação das primeiras fábricas de cortiça e de um vasto complexo fabril, que provocou fortes surtos migratórios, provenientes principalmente, da região sul do País.

Actualmente, com a desactivação destas unidades fabris, o Barreiro perdeu muito das suas características de pólo industrial, estando a população activa, maioritariamente, ligada ao sector terciário e exercendo, grande parte, a sua actividade fora do concelho.

Bandeira Nacional

Clique nas Imagens para mais informações.