Ponte sobre o rio Coina

Antiga ponte sobre o rio Coina
Antiga ponte ferroviária Barreiro – Seixal

O caminho de ferro do Barreiro ao Seixal foi o 156° troço de via férrea construído no país desde a fundação dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1856, no reinado de D. Pedro V – troço de Lisboa ao Carregado.
Para a construção da via foi feita uma ponte sobre o rio Coina, tendo sido inaugurada a sua exploração, no dia 29 de Julho de 1923, até à estação do Seixal, e previa-se a conclusão do ramal Barreiro – Cacilhas. O projecto parou em 1925, e a Ponte Seixal – Ponta dos Corvos sobre o rio Judeu, acabou por não ter utilidade, tendo os tramos completos sido desmontados e utilizados na ponte rodoviária de Alcácer do Sal (substituindo a velha ponte de madeira).

Antiga ponte dos Ingleses – Barreiro

A construção da Siderurgia Nacional gerou um elevado índice de navegação fluvial, tornando a nossa ponte num incómodo à passagem dos barcos. No dia 18 de Setembro de 1969, pelas 06.30 da manhã, o navio Alger proveniente da Siderurgia colidiu com a ponte, provocando a sua derrocada e a ponte nunca mais foi reconstruída. A ligação entre as duas margens durante alguns anos passou a ser efectuada por um barqueiro.

recorte jornal